Templates

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

17º congresso da APEC



  1. Veja a tabela acima e escolha o seu plano, observando a data limite do mesmo.
  2. Faça o depósito bancário da 1ª parcela do plano escolhido e envie  posteriormente mencionando que a inscrição já foi feita pelo site.
  3. Depósito em nome da Aliança Pró Evangelização das Crianças (CNPJ:60.999.174/0001-31). Banco: Bradesco – Agência: 0475-8 – Conta corrente: 8684-3.
  4. Se preferir, envie cheques cruzados e nominais à Aliança Pró Evangelização das Crianças pelo correio.
  5. Para pagamento das demais parcelas de seu plano, a APEC enviará Boletos Bancários.
  6. Cartão de Crédito: Parcelado somente em até 3 vezes em qualquer cartão. No HIPERCARD as parcelas podem ser feitas em até 10 vezes para inscrições feitas até setembro, passando a obedecer as datas limites de parcelamentos.
  7. ATENÇÃOApós completar a inscrição pelo site (não esqueça de marcar os seminários de sua preferência), favor nos encaminhar pelo correio ou por email a confirmação/recibo do 1º pagamento.
  8. Esses valores cobrem a estada completa: hospedagem, alimentação, participação nos devocionais, plenárias, 6 seminários, 3 oficinas (opcional), além da pasta com material do Congresso.
  9. Despesas extras (refrigerantes, sucos, etc.) serão por conta do participante e devem ser pagos ao hotel separadamente.
  10. Seminários: O Congresso oferece 10 seminários, mas o congressista só poderá assistir 06 seminários. Faça logo a sua inscrição e escolha os seminários de sua preferência. Na medida que as salas fiquem lotadas, o congressista será direcionado para os seminários escolhidos como 2ª opção.
  11. Informações gerais de como chegar ao local e o que levar serão enviadas por e-mail. Para os que não têm e-mail, a confirmação seguirá pelo correio. Neste caso, se a confirmação da sua inscrição não chegar em até 20 dias após o seu envio para a APEC, entre em contato.
  12. ATENÇÃO: Em caso de desistência, a APEC reterá o valor de R$ 90,00 por pessoa. Somente devolveremos o restante se a desistência for comunicada em até 07 dias antes do evento. As devoluções serão feitas somente no período de 20 a 31 de agosto de 2011.
  13. Não se faz reserva de vaga. Você só garante a sua vaga se enviar a ficha de inscrição preenchida e acompanhada do respectivo pagamento.
APEC – Congresso
Rua Ten. Gomes Ribeiro, 216 – São Paulo – SP – CEP 04038-040
Por fax: (11) 5089-6637

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DICAS PARA MEMORIZAR VERSÍCULOS

Dicas para Memorizar Versículos




  • Há vários métodos que podemos utilizar para ajudar as crianças na memorização dos versículos, mas tenha cuidado em não repetir em demasia um método.
  • Use um método de cada vez, ou seja, um em cada lição.
  • Recomenda-se o uso da Bíblia na Linguagem de Hoje - BLH, pois o vocabulário é mais compreensível para as crianças
  • Atente para as palavras que as crianças não conhecem, e explique essas palavras antes de iniciar a memorização
  • Faça perguntas a respeito do versículo: quem disse isso ? está falando para quem ? o que ele disse?...
  • Faça uso de gestos também: separe algumas palavras-chave do versículo e com a ajuda das crianças, crie um gesto para cada palavra.
  • Evite versículos longos.


Jogo do Eco

O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tenis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.


Com Bola

Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).


Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.


Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.


Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..


Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.


Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.




Palavras Embaralhadas
Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor. 

  extraído do blog Mirian M.Galli


Pote dos desafios
Prepara o “Pote do Verso para Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”; “Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da Escola Bíblica, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.

Me ajudem por favor
Escreva o verso na lousa. Então fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aque-le” e então “que fala” em vez de “diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos. Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para falar o verso”.

Verso oculto
Use giz de cera branco para escrever o seguinte verso em uma cartolina branca:
“O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” - I João 1:7.
Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.


Versículo escondido
Depois de apresentar o versículo, reproduza-o numa cartolina antes da aula, corte em palavras e esconda os pedaços pela sala. No momento da memorização peça aos alunos para procurarem os pedaços e colocarem em ordem.


Sequencia 
Escreva o versículo bíblico em partes numa cartolina. No momento da memorização pendure aletoriamente as partes em um varal preso com pregadores. a seguir, peça que alguns alunos coloquem o versículo na ordem correta em menos tempo. Depois da brincadeira, quem falar o versículo memorizado ganhará pontos.




Sem as vogais
Escreva o versículo bíblico no quadro sem as vogais. Cada aluno deverá completar as palavras escrevendo as vogais que faltam. Depois todos vão memorizar o texto falando para o seu amigo. Ao memorizá-lo todos falam juntos.


Código numérico
Escreva o versículo em código na cartolina. Os alunos irão trocar o número pela letra correspondente.
Obs: Só escreva a referência bíblica quando todos decifrarem o código.
A - 1; B - 2; C - 3; D - 4; E - 5; F - 6; G - 7; H - 8; I - 9; J - 10; L - 11; M - 12; N - 13; O - 14; P - 15; Q - 16; R - 17; S - 18; T - 19; U - 20; V - 21; X - 22; Z - 23.

  
De traz pra frente
Escreva o versículo a ser memorizado em código no quadro. As palavras estarão escritas de traz para a frente. Os alunos deverão pegar uma folha de papel e um lápis e tentar escrever o versículo da forma certa. Depois deverá citá-lo corretamente e memorizá-lo. os demais alunos farão o mesmo, conforme vão descobrindo o segredo.

Obs: Só escreva a referência bíblica no quadro, quando o código for descoberto.

DAVI E GOLIAS

Título: “Davi e Golias”


1- Revisão da lição anterior: “Davi é ungido rei” (faça algumas perguntas para as crianças).
2- Objetivo: Levar às crianças a confiar em Deus. Elas devem saber que, nos momentos de lutas e dificuldades, o Senhor dará a vitória que elas precisam.
3- Quebra-Gelo: Conte uma vitória que o Senhor já te deu ?
4- Versículo para Memorizar: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1 João 5.4
5- Referência Bíblica: I Samuel 17.1-50
6- Mensagem: Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. Golias veio, parou e gritou para os israelitas: Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. Davi , filho de Jessé, chegou ao acampamento, para levar alimento aos seus irmãos que estavam na batalha. Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas. Então Davi perguntou aos soldados: Quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? Davi disse ao rei Saul: Meu senhor, eu vou lutar contra ele. Mas Saul respondeu: Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho. Davi respondeu: Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu. Então Saul deu a sua própria armadura para Davi usar. Mas ele disse a Saul: — Não consigo andar com tudo isto. Então tirou tudo. Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. Golias olhou bem para ele e começou a caçoar, dizendo: Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem. Davi respondeu: Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus. Então Davi enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.
7- Aplicação: Davi foi desprezado pelos irmãos, pelo rei e pelo próprio inimigo. Todos zombaram dele. Mas ele não se importou. Ele sabia que Deus estava com Ele, para protegê-lo e lhe dar vitória. O tempo todo ele declarou a sua vitória em Deus e foi exatamente o que ele recebeu: ele venceu o inimigo! Qual é o seu inimigo? Inimigo pode ser um problema, uma dificuldade que você esteja passando, ou alguém que faz o mal pra você. Assim Como Davi, confie em Deus, declare vitória sobre o seu inimigo. Você declara vitória falando com fé. Davi não somente confiou, mas ele teve ação: pegou a pedra e atirou. Deus vai te ajudar e dizer o que você deve falar ou fazer. Faça a sua parte e Deus fará a parte dele!
8- Atividade: As crianças devem formar duplas, uma criança deve vendar os olhos, enquanto a outra irá ajudá-la na brincadeira. As outras crianças devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas. A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas e a criança deve guiá-la até o ponto de chegada , sem tocar na criança de olhos vendados. O líder deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo. As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia. Princípio: Confiar em Deus, é andar de olhos vendados, seguros de que Ele nos guiará para o caminho certo!

Davi e Golias - Slides

 

 
 

 

 


Davi e Golias - Atividade e Desenho

 

ELISEU E A SUNAMITA


Eliseu e a Sunamita


Data: 22/05/10
Título: Eliseu e a Sunamita

Objetivo: Explicar para as crianças a importância de servirem às pessoas, praticar o bem, ser bondosos.
 Quebra-Gelo: Como você pode servir às pessoas? (Ajudar, Auxiliar, Cuidar, Prestar serviço..)
Versículo para Memorizar: Lucas 22.26: “Que o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.” 







Referência Bíblica: 2 Reis 4:8-37



Mensagem: Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela. Ela disse ao seu marido: — Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá. Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou, Eliseu disse a Geazi: — Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército. Mas a mulher respondeu: — Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo. Eliseu perguntou a Geazi: — Então o que posso fazer por ela? Ele disse: — Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é velho. — Diga a ela que venha aqui! — ordenou Eliseu. Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta. Então Eliseu disse: — No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo! E como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho. Alguns anos depois, no tempo da colheita, o menino saiu para se encontrar com o pai, que estava no campo com os trabalhadores que faziam a colheita. De repente, ele começou a gritar para o pai: — Ai! Que dor de cabeça! Então o pai disse a um dos empregados: — Leve o menino para a mãe. O empregado carregou o menino até o lugar onde a mãe estava. Ela ficou com ele no colo até o meio-dia, e então ele morreu. Aí ela o carregou para o quarto de Eliseu e o pôs na cama. Aí mandou que pusessem os arreios na jumenta e ordenou ao empregado: — Faça o animal andar o mais depressa que puder e só pare quando eu mandar. E assim ela saiu e foi para o monte Carmelo, onde Eliseu estava. Quando ela ainda estava um pouco longe, Eliseu a viu chegando e disse ao seu empregado Geazi: — Veja! A mulher de Suném vem vindo aí. Quando chegou ao lugar onde Eliseu estava, ela se ajoelhou diante dele e abraçou os seus pés. Geazi ia tirá-la dali, mas Eliseu disse: — Não faça isso! Você não está vendo que ela está muito aflita? E o SENHOR Deus não me disse nada sobre isso! Então a mulher disse a Eliseu: — Senhor, por acaso, eu lhe pedi um filho? Não lhe pedi que não me enganasse? Eliseu virou-se para Geazi e disse: — Apronte-se, pegue o meu bastão e vá. Não pare para cumprimentar ninguém que você encontrar e, se alguém cumprimentar você, não perca tempo respondendo. Vá direto e ponha o meu bastão em cima do menino. Mas a mulher disse a Eliseu: — Juro pelo SENHOR Deus e juro pelo senhor mesmo que eu não o deixarei aqui. Aí Eliseu se levantou e foi com ela. Geazi foi à frente deles e colocou o bastão em cima do menino. Porém ele não soltou nenhum gemido, nem havia nele qualquer outro sinal de vida. Então Geazi voltou para encontrar Eliseu e disse: - O menino não acordou. Quando Eliseu chegou, entrou sozinho no quarto e viu o menino morto na cama. Então fechou a porta e orou a Deus, o SENHOR. Depois deitou-se sobre o menino e o corpo da criança começou a esquentar. Eliseu levantou-se e andou de um lado para outro do quarto. Depois voltou e deitou-se de novo sobre o menino. Aí o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. Então Eliseu chamou Geazi e mandou que ele chamasse a mãe. Quando a mulher entrou, Eliseu disse: - Pegue o seu filho. Ela caiu aos pés de Eliseu e encostou o rosto no chão glorificando a Deus

7- Aplicação: É muito bom quando recebemos ajuda e auxilio das pessoas não é mesmo? Mas também é muito bom quando podemos de alguma forma servir aos outros com o talento que Deus nos deu. Sempre que você tiver oportunidade, ajude as pessoas que estão em sua volta, porque dessa forma você serve e honra a Deus!

8- Atividade: Vamos brincar de mímica? Peça para que uma criança faça uma mímica onde ela mostre uma maneira de servir as pessoas, deixe que as outras adivinhem. Quem adivinhar primeiro é o próximo a imitar. (Líder faça com que todos participem).
Postado por Mirian M.Galli 













CAIM E ABEL

Tema: Caim e Abel

1-Versículo para Memorizar: Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim.” Hebreus 11:4.
2- Objetivo: Ensinar às crianças que a inveja é um sentimento ruim. Caim teve inveja de Abel porque Deus se agradou da oferta de Abel e não se agradou da oferta de Caim.
3- Quebra-Gelo: Você já ofertou algo pra Deus? O que foi? (líder, explique às crianças que oferta é aquilo que oferecemos, que entregamos para Deus. Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor.)
4- Leitura da Bíblia: Gênesis cap. 04
5- Mensagem: A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR, teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus: Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.E você? Como tem sido sua atitude, quando um colega recebe um presente, e você não ? Você fica com raiva dele? Quando sua mãe agradece ao seu irmão por uma tarefa que ele fez em casa pra ela. Ou quando a professora elogia seu colega de classe pela nota boa que tirou? Você fica triste ou feliz, quando essas coisas acontecem. Se você fica triste quando alguém recebe ou ganha algo que você não tem, isto é um sentimento de inveja. E você deve orar e pedir pra Deus te ajudar, pois tendo este sentimento você vai ser infeliz. Alegre-se quando alguém é elogiado, ou recebe um presente. Esta atitude agradará o coração de Deus! E você será grandemente abençoado e Deus te dará o que você precisa.
6-Exercício de fixação: Desenhe duas cestas bem bonitas, e depois escreva atitudes e palavras que agradam a Deus e atitudes e palavras que não agradam a Deus. Depois coloque o nome na cesta, uma é de Caim e a outra é de Abel.
7-Despedida/ Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO.   http://miriangalli.blogspot.com/

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

Postagens populares